Tradução jurídica

Tradução jurídica

O texto jurídico, pela sua própria natureza, reveste-se de uma importância que requer um tratamento especializado, que vai muito além da tradução técnica.

Os documentos jurídicos têm valor legal e é necessário que sejam traduzidos com precisão e rigor. Se o tradutor que está a tratar da tradução jurídica não tiver um conhecimento especializado, não só do assunto que está a traduzir, como também dos termos jurídicos correctos a aplicar, o resultado pode mesmo levar a uma alteração do sentido do texto original e provocar consequências a nível legal.

É por isso que na escolha de uma empresa de traduções, é necessário avaliar se esta tem na sua equipa profissionais competentes na área jurídica, que possam garantir uma tradução jurídica fiel ao original e correcta no contexto local. Na nossa equipa, a profissional que trata deste serviço de tradução trabalhou como intérprete em audiências jurídicas, função que requer conhecimento especializado, de forma a ter agilidade na tradução em tempo real.

Possuem recursos técnicos de apoio para a tradução jurídica?

Sim. Acreditamos que até o tradutor mais competente necessita de ferramentas de apoio, por isso criámos glossários específicos para esta área, que actualizamos continuamente, bem como memórias técnicas de tradução jurídica. Podemos usar estas ferramentas de forma exclusiva ou em complemento com materiais de referência do cliente, se necessário.

Apresentamos a seguir alguns exemplos de documentos que requerem tradução jurídica:

  • Tradução de contratos
  • Tradução de documentos legais
  • Tradução de processos penais
  • Tradução de relatórios
  • Tradução de certidões
  • Qualquer texto que tenha valor legal.

Preciso de uma tradução certificada. Devo pedir uma tradução jurídica?

Nesse caso, deverá pedir uma tradução certificada, pois nem todas as traduções jurídicas necessitam de certificação. Poderá contactar-nos directamente através dos nossos contactos ou, se quiser obter mais informações, poderá aceder à nossa página sobre a tradução certificada clicando aqui.

Outras páginas que recomendamos:

Tradução certificada

Tradução técnica

Quem Somos

FAQ (perguntas mais frequentes)